Entenda de uma vez por todas a diferença entre Folheto, Flyer, Filipeta e Folder!
- Admin
- 17 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Pode parecer que não, mas sim, a dúvida sobre qual dos quatro materiais utilizar em divulgações está presente na cabeça da maioria dos clientes.
Vamos iniciar pela entomologia da palavra que deu origem a este tipo de mídia.
Folhetos
No século XII, na Inglaterra, papéis com pequenos poemas de amor começaram a ser distribuídos. Eles não eram grandes suficientes para serem chamados de livros, logo foi criado o termo “Pamphlet” que os diferenciava dos demais. Com o tempo eles foram diminuindo e se tornaram os folhetos que conhecemos hoje em dia.
Atualmente, os folhetos podem ter ou não dobras e são produzidos em diferentes escalas. Em seu conteúdo nós encontramos textos curtos e diretos para que no momento da divulgação a mensagem seja transmitida de forma clara e rápida.
Flyers
Do inglês, significa ‘algo que voa’. Em marketing, flyer é um impresso promocional, geralmente pequeno, desenvolvido para distribuição em massa, sob o conceito de ‘voar’ de mão em mão, possuem imagens impactantes e mensagens de rápida leitura.
Assim como os folhetos, os flyers também são utilizados para divulgações em grande escala, por conter gramaturas mais espessas e acabamentos sofisticados, esse produto é muito utilizado em divulgações de festas, bares e casas noturnas.
Filipetas
A grande diferença deste material para os demais é sua dimensão. Com o formato comprido (105x200mm), as filipetas cumprem muito bem o papel de divulgar empresas, produtos e serviços.
Folders
Os folders possuem diferenças consideráveis com relação aos produtos listados acima. Para que você possa diferenciá-lo dos demais, basta entender a origem do termo. Em português a palavra “fold” significa “dobrar”, ou seja, os folders são panfletos mais aprimorados e, na maioria das vezes, com dobras.
Por serem maiores, suportam mais informações que os folhetos tradicionais. Portanto, é possível comunicar no mesmo material os produtos e serviços de uma empresa juntamente com sua missão, visão e valores.
Mas fique atento! É preciso criar um layout que converse com toda a identidade visual da marca, e isso é assunto para o próximo post!
Comments